segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Saionara Pavanatto foi o grande destaque do Estadual Mirim (Sub-16)


A atleta da Sogipa Saionara Pavanatto, 15 anos, foi a grande estrela do Estadual Mirim (sub 16, disputado anteontem na Sogipa. A gaúcha de Segredo bateu dois recordes gaúchos, no arremesso de peso e no lançamento de disco. O clube portoalegrense foi o vencedor no feminino e a Instituição de Ensino Novo Hamburgo venceu no masculino.

Em belo sábado de primavera, que antecedeu um domingo chuvoso em todo o Estado,um bom publico compareceu ao Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa para ver a futura geração atlética gaúcha . O Campeonato Estadual de Atletismo Mirim (Sub 16 anos) reuniu 18 clubes e aproximadamente 350 jovens atletas.


SAIONARA

A grande figura da competição foi a menina Saionara Pavanatto, 15 anos, da cidade de Segredo, que compete pela Sogipa. Ela bateu dois recordes estaduais. O arremesso do peso, com a marca de 13,24m e do lançamento do disco, com 30,15m.

Neste ano, Saionara Pavanatto já obteve as seguintes conquistas:
-Tetra Campeã estadual Mirim (Sub 16);
-Campeã estadual da Juventude (Sub 17 anos);
-Bi Campeã estadual de Menores (Sub 18 anos);
-Bi Campeã estadual Juvenil (Sub 20 anos);
-Campeã Estadual Estudantil (Sub 18 anos);
-Medalha de bronze no Estadual Adulto;
-Pré selecionada para Equipe brasileira que vai participar dos Jogos Olímpicos da Juventude 2010 (Sub 18 anos), em Singapura.





Outros destaques entre as sogipanas foram Simone Kirschke, 14 anos, que venceu a prova do Pentatlo, Renata Merrickes nos 100m com barreiras e Gabrielle Ferreira no salto em Distancia.

IENH

No masculino coube ao Instituto de Educação Novo Hamburgo e o da equipe foi Marcelo Escolari, 15 anos, que ganhou as provas dos 250m e 1.000m rasos.

RESULTADOS FINAIS

Feminino
- Campeã: SOGIPA - 195 pontos
-Vice-Campeã: IENH - 144 pontos
-3º Lugar: UCS - 66 pontos


Masculino
- Campeã: IENH- 164 pontos
-Vice-Campeã: UCS - 86 pontos
-3º Lugar: SINODAL - 82 pontos

Sub:4 de Canoas vence o 1º Gramado Adventure Running



O Clube de Corrida Sub:4, de Canoas, comandado pelos professores Marco De Lazari e Antônio Carlos Gomes brilhou na 1 Gramado Adventure Running conquistando a 1ª colocação. A competição , que teve um percursso de 61 km, nos mais variados tipos de terrenos, contou com equipes de toda região sul do país.

No sexteto misto a equipe canoense conquistou o título competindo com os atletas Antônio Carlos Gomes, Sadi Cardoso Júnior (Energia Academia), Daiane Moreira, Miro Busanello e Rodrigo Gonzaga. Cada atleta realizou um trecho, sendo que Antônio ficou com o primeiro e o último trecho. Já no trio misto, onde o clube também obteve o 1º lugar, a Sub:4 contou com Anderson Rosa da Silva, Marilda Oliveira e Paulo dos Anjos. Também no trio feminino, com Paula Brunetti (Rabusch), Renata Pansera (Energia Academia) e Ana Veiga, a equipe canoense ficou com o lugar mais alto do pódio.
Ainda no mês de setembro, o Clube de Corrida Sub:4 que conta com o apoio da Ultragaz e da Amilsul, obteve ótimos resultados com a vitória de Paula Brunetti na prova dos 10 mil metros no Campeonato Estadual de Atletismo Adulto realizado na Sogipa onde obteve ainda o 2º lugar com Renata Pansera nos 5 mil metros e Daiane Moreira nos 1.500 metros e nos 800 metros. Assim, mesmo competindo com apenas três atletas , o Clube de Corrida Sub:4 ficou em sexto lugar no naipe feminino, entre as 12 equipes que disputaram o campeonato estadual.
Para o próximo ano, a projeção é participar com equipe completa e poder brigar pelos primeiros lugares, no masculino e no feminino. “Ficamos muito felizes com este resultado e temos plena certeza que vamos melhorar cada vez mais. Pois, o objetivo do Clube de Corrida Sub 4 é se tornar uma das principais equipes de atletismo do Sul do Brasil e para isto estamos buscando patrocinadores que acreditam no potencial do atletismo gaúcho", explica Paula Brunetti. O próximo compromisso da equipe será a Corrida dos Carteiros no dia 18 de outubro..

600 KM Nike

O Sub:4 será é a equipe do Rio Grande do Sul com maior número de participantes classificados na seletiva para a formação da equipe gaúcha que irá disputar os 600 KM da Nike, uma prova inédita na América Latina, que terá como percursso o trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os 12 integrantes da equipe do Estado, quatro são da equipe canoense. São eles: Anderson Rosa da Silva, Marilda Oliveira, Paulo dos Anjos e Vilson Silva (Energia Academia/Auri).

domingo, 27 de setembro de 2009

IENH E SOGIPA VENCEM O ESTADUAL MIRIM (SUB-16)




O IENH ( Instituição Evangélica Novo Hamburgo) e a Sogipa, de Porto Alegre , foram os vencedores do Campeonato Estadual de Atletismo Mirim ( sub-16) disputado durante a manhã e a tarde de ontem no estádio José Carlos Daudt, da Sogipa, em Porto Alegre.

Nesta categoria não há a atribuição de campeão geral, para maior incentivo aos clubes menores. O clube da capital ficou com o título no feminino e o hamburguense, entre os meninos.

Cerca de 400 atletas com menos de 16 anos participaram da competição e os destaques individuais ficaram para Sayonara Pavoatto, 15 anos, natural de Segredo, no arremesso de peso e de disco, e que desenvolveu força física de uma maneira bem inusitada, auxiliando seu pai na fumicultura e Simone Kirschke, que obteve ótima pontuação no Pentatlo, 3.240 pontos, considerável inclusive para categorias acima da sub-16.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Relembrando: Circuito Caixa no RS teve PR e PI como vencedores

Conceição de Maria venceu a etapa gaúcha
A sexta etapa do Circuito de Corridas da Caixa, etapa gaúcha, foi realizada dia 30 de agosto em Porto Alegre eteve como vencedores a piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira e e o pranaense Anoé dos Santos Dias. A piauiense completou o percurso de 10 km em 34min28s. Já Anoé conquistou o título ao encerrar a prova em 29min47s. A etapa gaúcha teve como palco de fundo o Parque da Marinha do Brasil e contou com cerca de 1.300 atletas.

Relembrando: Na Copa Paquetá, IENH foi a grande campeã

9º COPA PAQUETÁ DE ATLETISMO
 
30 de agosto de 2009
Loca- pista da Sogipa, Porto Alegre
Classificação Geral
1º) Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH)- 27 medalhas ( 12 Ouro, oito Prata e sete Bronze)
Sub-18
 
1º) Instituto de Educação Ivoti (IEI) ....103 pontos
Destaque: Natania Habitzreiter, campeã brasileira dos 400 metros com barreiras, Ouro nas provas dos 100 e 400 metros rasos e integrante da equipe do revezamento medley feminino
Na sub-14 e sub-16 a equipe ficou em quinto lugar , com 22 e 19 pontos, respectivamente.
técnico: André Schilling
 
 
 

Faergs atualiza calendário para o restante da temporada

A Faergs, Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul atualizou em seu site o calendário de eventos sob a chancela da entidade para o restante da temporada 2009.

Amanhã, dia 26, haverá o Estadual Mirim, em Porto Alegre, na Sogipa. O próximo evento será dia três de outubro, o Troféu Teutônia de Atletismo, que seria realizado no último sábado, mas foi adiado devido ao mau tempo.

No restante, o calendário ainda prevê:

9/10: II Troféu Don Antonio Reis de Atletismo, em Faxinal do Soturno
10 e 11/10- 10º Troféu Brasil de Atletismo Master, emPorto Alegre
17/10- Estadual Pré-mirim, em Caxias do Sul
24/10- I Troféu Onildo Sarzi Sartori de Atletismo , em Ivorá
25/10- Troféu Mauá de Atletismo, em Santa Cruz do Sul
7/11- Estadual de Iniciantes , em Santaa Cruz do Sul
5/12 -Troféu FAERGS, na UCS, em Caxias do Sul


Vale lembrar que em dezembro a Faergs terá que enviar à CBAt as datas para a realização das Copas Gaúchas, que podem ser realizadas sempre entre março e outubro e servem para alguns atletas , que não tiverem obtido índices para competições, possam ter mais uma chances. As datas deve constar no calendário da entidade nacional para que possam ser válidas, no entanto. Assim, os clubes podem solicitar a realização , de acordo com seus interesses.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

RELEMBRANDO: SOGIPA TEVE SEIS OUROS NO ESTADUAL INDOOR

5º Edição do Estadual Indoor

Data: 28 de agosto de 2009

Local: Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo.

Resultados:

Sogipa
6 Ouros

Raíssa Schubert ( 40 metros com barreiras)
Patrícia Servat (40 metros rasos)
Felipe Hickmann (salto em altura)
Gabrielle Ferreira (600 metros)
Simone Kirscke (500 metros)
Evelyn Tirano Padilha (1.000 metros rasos)

VII Troféu FAERGS será em Caxias do Sul


A Federação de Atletismo do Estdo do Rio Grande do Sul já confirmou para a noite de cinco de dezembro a 7º edição do Troféu Faergs. A solenidade será na Universidade de Caxias do Sul. O evento é uma homenagem aos atletas dirigentes, treinadores, amigos da entidade que durante o ano ajudam, auxiliam e se destacam no esporte base. O Troféu Faergs já foi realizado em duas vezes em Santa Cruz do Sul e em Ivoti e em um ano em Novo Hamburgo e outro em Canoas.

Estadual Mirim será neste sábado na Sogipa

SOGIPA SEDIARÁ O ESTADUAL MIRIM E TERÁ 43 ATLETAS PARTICIPANDO
A Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, a FAERGS, promove no próximo sábado (26 de setembro) o Campeonato estadual de atletismo Mirim, Sub 16 anos. O evento será realizado no estádio José Carlos Daudt, moderna pista sintética da Sogipa, a partir 9h com entrada franca.

Participarão do Estadual aproximadamente 300 atletas de mais de 14 entidades que trabalham com as categorias de base no Rio Grande do Sul

SOGIPA

A equipe da Sogipa estará participando com 43 atletas. São filhos de sócios, alunos das escolinhas e indicados pelos programas de ação social com os quais o clube mantém parceria. A professora Martina Kroll Lindemayer, treinadora responsável pelo trabalho das categoria de base da Sogipa explica que dessa categoria é que começam a sair os futuros atletas do clube. “ Nessa categoria surgiram nossos melhores atletas como Jorge Teixeira, Luciane Dambacher, Fabricio Romero e Gisele Oliveira. Da geração nova temos a Karine Rambo Farias, Raíssa Schubert, Derik Koubik, Ingrith Nascimento Barbosa e Ioran Etchechury que são apenas alguns nomes certos que saíram dessa competição e já caminham rumo ao alto rendimento”, acrescenta.

Saltadora da Sogipa vai participar de clínica com o ex-técnico de Sergey Bubka




Raíssa Charcanski Schubert, 19 anos, melhor saltadora com vara do Rio Grande do Sul na atualidade, que já foi campeã brasileira de menores (sub 18), Juvenil (sub 20) e sub 23, recebeu nessa semana convite do treinador Elson Miranda, que é técnico de importantes saltadoras como Fabiane Murer, para participar de 23 a 28 de outubro da Clínica Internacional de Salto com Vara, em São Paulo, no Clube Pinheiros.

Na ocasião estará presente na qualidade de palestrante Vitaly Petrov, que é o atual treinador da russa Yelena Isinbayeva, recordista olímpica e mundial da prova. Petrov também foi o treinador do legendário Sergey Bubka, que bateu 35 recordes mundiais e hoje ocupa o importante cargo de vice presidente da Federação internacional, a IAAF .“ Estou muito feliz.Ter a oportunidade e a experiência de poder treinar com o Petrov é sonho de todo saltador com vara. Sinto que é um reconhecimento a todo meu esforço nessa temporada",afirmou a atleta, logo após receber e aceitar o convite.

RAÍSSA


Raíssa Charkansky Schubert, tem 19 anos. Nasceu em Porto Alegre em 29 de maio de 1990
Filha de Gilberto Moacir Schubert, o ex-lateral do Internacional, Santos, Aimoré e Pelotas, entre outros, nos anos 80 e início da década de 90 e Elisabete Charkansky Schubert, é estudante do Curso Pré-vestibular Universitário e vai fazer vestibular para Educação Física. Raíssa praticou ginástica Olímpica dos quatro aos 11 anos no Grêmio Náutico União. No atletismo, iniciou com 12 anos, na escolinha com a professora Martina Kroll Lindemayer. Aos 13 anos passou a treinar na equipe da Sogipa, orientada pelo técnico José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca. Nesse ano mesmo iniciou a fazer a prova do salto com vara.
Durante os sete anos em que faz atletismo já coleciona diversas conquistas. Confira:

- Campeã brasileira Sub-23
- Campeã brasileira Sub-20
- duas vezes campeã brasileira Sub 18
- vice-Campeã brasileira Sub 23
- duas vezes vice-Campeã brasileira Sub 20
- duas vezes vice -Campeã brasileira Sub 18 anos
- campeã estadual nas categorias Sub 18, Sub 20, Sub 23 e Adulto.

Raíssa Schbert é a primeira colocada no ranking gaúcho adulto, 2ª no ranking brasileiro Sub 20 e sub 23 anos e 5ª adulta do Brasil. A atleta foi convocada pela Confederação Brasileira, a CBAt, para compor a seleção brasileira que vai representar o pais nos Jogos Desportivos Sul-Americanos, 20 a 23 de março de 2010 em Medelín na Colômbia.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ATLETISMO BRASILEIRO: ARATACA PARTICIPA EM MANAUS DE ENCONTRO QUE DISCUTE PLANEJAMENTO

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reuniu , em Manaus, nesse final de semana , membros do Conselho Técnico, do qual José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, faz parte como diretor técnico da entidade, da Comissão de Atletas e do Conselho de Clubes, além de presidentes de federações estaduais, para discussão preliminar das ações a serem adotadas pela entidade no período 2010/2016.

As decisões tomadas serão submetidas, posteriormente, à apreciação dos participantes do 4º Fórum Atletismo do Brasil, constituído por representantes de toda a comunidade atlética nacional que tem previsão para ser realizada em inicio de dezembro, em São Paulo.

Entre as mais importantes ações estão:
- a confirmação da renovação do patrocinador principal a Caixa, com 13,5 milhões anuais até 2012;
- a definição da cota da Rede Globo, de 490 mil mensais ate 2020;
- continuidade do cumprimento da Lei Agnelo-Piva com destinação de 2,8 milhões/ano;
- a adoção de índices AA (Media do 12º do mundo) para participação de brasileiros no mundial e Jogos Olímpicos;
- repasse mensais de valores para apoiar os clubes conforme colocação no Troféu Brasil e nível técnico de seus atletas e programa de apoio financeiro mensal a atletas de alto nível e jovens talentos;

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CURTAS DA SEXTA

....... Que a Sogipa está muito bem servida de ótimos profissionais na área esportiva , os resultados estão aí para ir ao encontro desta colocação. Exemplo disso é o professor de educação física e treinador da Sogipa Leonardo Rossato Ribas. Nascido em 21 de janeiro de 1967, estando , portanto com 42 anos, é autor de vários e importantes artigos acadêmicos, ocasião propícia na qual externa seu conhecimento teórico sobre os mais diversos temas de sua área. Foi também atleta. Competia nos 3.000 m com obstáculo -Steeplechase( circuito com quatro barreiras comuns e um salto de água ). Em 22 de maio de 1998, aos 31 anos, correndo pela Sogipa, alcançou a marca de 9min29seg49, em São Leopoldo. Era a 13º da época, apenas, na verdade. A mais expressiva era a Wander do Prado Moura, dois anos mais jovem, que pela carioca Arpoador, em
Eagle Roch, nos Estados Unidos, cravara 8min48seg18. Tínhamos ainda outro gaúcho melhor colocado, Adelar José Schuler , do CTD, de Panambi, que, com 26 anos, na mesma prova, fez o temp de 9min05seg38.




.....Marco de Lázari,, um dos nossos bons árbitros do atletismo nos diz , "Os árbitros gaúchos vêm realizando um excelente trabalho de aprimoramento e renovação. Estamos nos destacando internacionalmente e sendo escalados para diversos torneios fora do Brasil como Pan-americanos e mundiais,além do Frederico (Silveira Nantes) que se destacou na Olimpiada.Para isso foi muito importante o apoio do presidenteda Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, Marcos Andrade, e do diretor de árbitros Henrique (Niekraszewicz) que sempre se preocuparam com a lisura e qualidade de nosso quadro"

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fernanda Paslauski já pensa na Superfinal Estudantil, dia 29

Fernanda Paslauski disputa agora a finalíssima Estudantil

A atleta Fernanda Paslauski, 15 anos, do Colégio Sinodal bicampeã Estadual Adulto no salto com vara já se prepara para a Superfinal do Estudantil, que será realizada no próximo dia 29, na Sogipa. A competição vale vaga para a Olimpíada Estudantil Brasileira, que será realizada em novembro, em Londrina, no Paraná.

Fernanda, que é de São Leopoldo , além do Estadual foi vice-campeã brasileira neste ano em Fortaleza.

25% dos árbitros brasileiros de atletismo, nível II, são do Rio Grande do Sul


Pouquíssima gente sabe mas não é só no futebol que a arbitragem gaúcha têm a hegemonia no país , com Carlos Simon, Leonardo Gaciba e Leandro Vuaden, sendo, reconhecidamente os três melhores do país. No atletismo, embora a pouca divulgação não permite este tipo de discussão pública, a não ser para uma platéia muito restríta, pelo menos em quantidade a qualidade é acompanhada.

Dos 16 árbitros brasileiros de nível 2, oficiais técnicos de área (ATO), nível 2, um quarto é de gaúchos. São eles, Kléber Cardona Vargas Junior, Marco André de Lazari, Ãngelo Jospe Rodrigues Mesa, além do presidente da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, Maros Paulo Garcia de Andrade, o Marquinhos. Assim, o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de árbitros desta categoria no Brasil.

Um dos três árbitros internacional do Brasil é Gaúcho



O Brasil tem três árbitros internacionais de atletismo do mais alto nível, que é o de Oficial Técnico Internacional (Ito), nível III. São eles Martinho Nobre dos Santos, Cláudia Schnek de Jesus e o gaúcho Frederico Silveira Nantes.

O "Carlos Simon" das pistas foi o único árbitro brasileiro nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. ÉProfessor de Educação Física, formado há cinco anos na Unisino.

Lisura marca evento em Minas Gerais


As Olimpíadas Escolares, que acontecem em Poços de Caldas, estão sendo marcadas pela costumeira lisura no tocante a parte burocrática do evento. A Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul, através do seu presidente, e por consequencia , com a aquiescência da Confederação Brasileira de Atletismo, teve o seu presidente, que também é árbitro dos mais qualificados, convocado para atuar na Secretaria do Campeonato de Atletismo das referidas Olimpíadas , etapa de12 a 14 anos( já que haverá uma em Londrina, com outra faixa etária).

O Professor Marcos Paulos Garcia de Andrade, o Marcos Andrade, ou ainda, simplesmente Marquinhos, viajou para Poços de Caldas, na 3ª feira, oito de setembro pela manhã, já com retorno previsto para, 2ª feira, dia 14 de setembro.

O interessante, por não ser comum , ou pelos menos amplamento divulgado, mesmo quando solicitado pela imprensa, é que a Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, disponibiliza toda a documentação para evitar qualquer insinuação. Todos os detalhes , desde a solicitação de confirmação da convocação, datada de 17 de agosto, informando o aeroporto de origem, para a tomada das devidas providências, passando por procedimentos para pagamento de diárias por parte do Comitê Olímpico Brasileiro, valores das diárias para cada função ( no caso de árbitros internacionais, no valor de R$ 110,00), forma de pagamento, normas e procedimentos, tudo detalhadamente explicado, inclusive com o adendo de que os depósitos só poderão ser realizados na conta do próprio beneficiário (pessoa física) e com a aviso da retenção de 11% do INSS e, quando necessário, percentual correspondente a faixa prevista pára desconto do Imposto , tudo está esmiuçado pelo gerente do evento, Anderson Moraes Lemes Rosa, num exemplo de transparência a ser seguido por outras instituições sejam esportivas ou públicas.

Presidente da FAERGS atuou como árbitro nas Olimpíadas Escolares







O presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul , professor Marcos Andrade, um dos mais experientes árbitros do quadro oficial da Federação Internacional de Atletismo está em Poços de Caldas atuando nesta função e por isso não esteve presente no Estadual Adulto, realizado nesse final de semana , em Porto Alegre.





Segundo o diretor-técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, " Marcos Andrade, antes de ser presidente da Federação é um dos mais experientes e competentes arbitros do esporte base já tendo atuado em vários Mundiais, Jogos Pan-americanos, Ibero-americanos, Grand Prix da IAAF , Sul-americanos, além de campeonatos brasileiros de todas as categorias, tudo isso há mais de 10 anos". Arataca, explica ainda que, " hoje, árbitro de atletismo e trabalho e função remunerada. Quando convocado ou indicado o arbitro tem todas as sua despesas de transporte, estadia e eliminação custeadas pela organização do evento. Mas no caso do evento que ocorre em Minas Gerais, Olimpíada Escolar, que e organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o COB é que se encarrega de todas despesas".



As qualidades do dirigente são inegáveis diz o experiente dirigente "só para o conhecimento do público, a federarão gaúcha, na presidência do Marcos, que variava entre 6º e 8º força do atletismo do Brasil , avançou para uma das três melhores, inclusive em várias oportunidades ficando na segunda posição". Marcos Andrade, vale lembrar, foi eleito por unanimidade pelos filiados em duas oportunidades.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Presidente da Faergs participa das Olimpíadas Escolares.Atletas não.

O presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul está em Poços de Caldas, participando das Olimpíadas Escolares. O curioso é que não há atletas representando o Estado gaúcho. Marcos Paulo Garcia de Andrade está em Minas Gerais e por isso não pode participar neste final de semana do Estadual de Atletismo Adulto, na Sogipa, vencido pelo clube anfitrião pelo segundo ano consecutivo.
Marquinhos explica que há cinco anos o Rio Grande do Sul não envia delegações para a mais importante competição em nível escolar. O dirigente máximo do atletismo gaúcho explica que há um imbróglio burocrático através do qual o Tribunal de Contas não permite que haja gastos para levar alunos de instituições particulares." A organização entra com as despesas de hospedagem e alimentação mas o transporte é por conta das delegações" Para o presidente da entidade máxima do atletismo gaúcho a situação é ainda mais preocupante, "por que a Olimpíada Escolar é a competição que determina o recebimento da bolsa-atleta, de R$ 300,00 que o Governo Federal concede durante um ano aos três primeiros colocados de cada modalidade", diz Marquinhos.
A 2ª etapa das Olimpíadas Escolares será em Londrina, em outubro, e nela haverá a participação do Rio Grande do Sul. "Vamos conseguir levar nossa delegação. A escolha se dará numa disputa no final deste mês entre os ganhadores do Estadual Sub-16/Jergs(26/09) e da Copa Paquetá, já realizada. "Irão os vencedores( do dia 29/09) independente de a escola ser particular ou pública",observa Marquinhos Andrade.
Outro paradoxo da situação, que praticamente inviabiliza a participação gaúcha nos atuais moldes proibitivos é o fato de que os melhores atletas estão nas escolas particulares e ficavam, assim, automaticamente alijados da disputa, "até porque, quando o atleta se destaca numa escola pública, geralmente ele recebe uma bolsa de uma escola particular, que lhe dá mais condições de competir" diz.

MARANHÃO


Das 27 unidades da Federação, mais o Distrito Federal, 23 estão representados em Poços de Caldas. O seja o Rio Grande do Sul é um dos poucos que não conseguiu , pela burocracia, participar. Um outro estado ausente é o do Maranhão, cuja presença foi vetada pela Secretaria Estadual de Saúde devido ao surgimento de um surto de febre amarela no Estados às vésperas do embarque.

Sogipa "papou" quase tudo no Estadual Adulto

Josiane Bica dos Santos, 25 anos, Sogipa, vencedora das provas do Arremesso de peso, lançamento de martelo e disco
Apesar da chuva e do frio o Campeonato Estadual de Atletismo, sua 89º edição, disputado nesse final de semana foi mais um êxito. Cerca de 300 atletas de 13 clubes gaúcho e outros três convidados de Santa Catarina participaram da competição.

A Sogipa foi a grande campeão do evento, pelo segundo ano consecutivo. O centenário clube da capital venceu tanto no masculino quanto no feminino, ficando, desta fora com o título geral. No masculino a Sogipa vobteve 359 pontos, deixando a remodelada equipe da Ulbra, de Canoas, em segundo, com 151 pontos. Ivoti ficou na terceira colocação com 111 pontos. No feminino a Sogipa foi a campeã com 339 pontos seguida pela Unisc, de Santa Cruz do Sul com 202 com a Ulbra em terceiro com 116 pontos. No "geral" a equipe da Sogipa sagrou-se campeã com 398 pontos, seguida pela Ulbra com 303 e da Unisc com 289.

CHUVAS

A chuva castigou muito, mas não diminuiu a motivação dos atletas, que apresentaram grandes performances. Os destaque do estadual feminino , indicada pela comissão de treinadores do evento foi a sogipana Ana Carolina de Souza, 20 anos, que ganhou as provas de 100, 200, 400m rasos e Revezamento 4x100m e 4 x 400m. No Mmasculino o destaque coube ao atleta da Ulbra, Fernando Martin, 23 anos, vencedor das prova do salto em altura, lançamento do dardo e do decatlo.
Os melhores índices técnicos foram da atleta Josiane Bica dos Santos, 25 anos, da Sogipa, vencedora das provas do arremesso de peso, lançamento de martelo e disco e de Derik Rolin Koubik, 23 anos, também da Sogipa na prova do salto com vara , além de Adelar Schuller da Unisc nos 3000 m com obstáculos.

HOMENAGENS

Um dos pontos altos do evento foi a homenagem da Faergs aos atletas gaúchos que participaram do Mundial de Berlim. Fabiano Peçanha (800m rasos), Gisele Oliveira (Salto triplo) e Sabine Heitling (3000 metros com Obstáculos) estiveram presentes e receberam uma bela placa como registro do reconhecimento da comunidade atlética pelo feito. " Saber que a nossa comunidade esta torcendo por nós redobra a nossa responsabilidade e nos enche de orgulho quando voltamos e somos reconhecidos pelas autoridades de nosso esporte." afirmou a atleta Gisele Lima de Oliveira que foi a única atleta da historia a chegar a uma final de mundial de mundial.

O evento foi uma organização da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul, a Faergs, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a patrocinadora do oficial do atletismo brasileiro, Asics, Fundrgs, com apoio da SPM Turismo, Via Brindes, SME da Prefeitura de Porto Alegre, Body Rusc e Recoma e Centro Medico da Sogipa.

domingo, 13 de setembro de 2009

Sogipa é bi-campeão estadual de Atletismo

SOGIPA É BI-CAMPEÃ GAÚCHA DE ATLETISMO


Terminou há pouco o Estadual Adulto de Atletismo. A Sogipa, de Porto Alegre, sagrou-se campeã nos dois naipes, masculino e feminino, e desta forma conquistou o bi-campeonato de atletismo.

A competição reuniu os melhores atletas do Rio Grande do Sul na pista do Estádio José Carlos Daudt.

Fernanda Paslauski confirma favoritismo e é campeã gaúcha no salto em altura

Fernanda Paslauski, 15 anos, é campeã gaúcha de Salto em Altura
foto: vivasaoleo.com.br










Fernanda Paslauski acaba de se sagrar campeã estadual de salto em altura. Em prova disputada ,agora no início da tarde, na Sogipa, a atleta do Colégio Sinodal, de São Leopoldo saltou 1,55m, bem abaixo da sua melhor marca que é de 1,64m. "A pista estava muito pesada devido a chuva", justificou o professor e treinador da atleta Gérson Engster.


A atleta Fernanda Paslauski, 15 anos, neste ano já havia conquistado segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Atletismo em Fortaleza/CE, com a marca de 1,60m, senda esta a primeira medalha conquistada por uma atleta do Sinodal em campeonatos brasileiros.





PESSIN





O jovem velocista Rodrigo Pessin, também do Colégio Sinodal, ficou em quarto nos 100m rasos, ontem. O resultado foi considerado positivo já que Pessi, que havia conquistado o Estudantil Paquetá, correu, desta vez, entre adultos.

sábado, 12 de setembro de 2009

Apesar do mau tempo, Estadual de Atletismo está acontecendo na Sogipa




Mesmo com o mau tempo, pois segue chovendo nesta manhã de sábado, em Porto Alegre, e esta é a previsão para o restante do fim de semana, o Estadual Adulto de Atletismo ocorrerá independente do clima. As equipes participantes já estão em Porto Alegre se preparando para a disputa.

Para atenuar os efeitos da chuva a Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul e a direção da Sogipa disponibilizaram áreas cobertas para os atletas e torcedores que se fazem presente em pequeno número para assistir as provas que ocorrem na pista atlética do Estádio José Carlos Daudt.

Ao todo, 300 atletas de 13 times do Estado, mais três convidadas de Santa Catarina, estão disputando o troféu máximo do atletismo gaúcho. Fabiano Peçanha, Gisele Oliveira e Sabine Heitling, que estiveram no Mundial de Atletismo, em Berlim, serão homenagedos durante o evento. No total serão disputadas 40 provas entre os naipes masculino e feminino. As provas prosseguem até das as 18h de hoje e reiniciam amanhã ,ás 8h, sempre com a entrada franca.
Participam do Estadual Adulto, Sogipa, de Porto Alegre, Ulbra e Sub-4, de Canoas, Unisc e Mauá, de Santa Cruz do Sul, UCS, de Caxias do Sul, Sinodal, de São Leopoldo, Decide, de Pelotas, Fundação Evangélica de Novo Hamburgo, Unicruz, de Cruz Alta, Ivoti, Teutônia e Ceat, de Lajeado.
O campeonato é disputado desde 1915, de forma ininterrupta. A Sogipa, que busca o bi-campeonato, tem 79 título e o Grêmio Portoalegrense venceu a competição 14 vezes.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Colégio Sinodal aposta em Fernanda Paslauski e Rodrigo Pessin

Equipe do Colégio Sinodal confiante para o Estadual Adulto



Fernanda Paslauski, no salto em altura e Rodrigo Pessin, nas provas de velocidade, são as esperanças da equipe de atletismo do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, para o Estadual Adulto, a ser realizado, amanhã e domingo, na Sogipa, em Porto Alegre.

Os dois atletas vêm de ótimos resultados na recente edição do do Estudantil Paquetá, que ocorreu há duas semanas, também na Sogipa. Ambos sagraram-se campeões em sua provas e assim disputarão a eliminatória para o Jogos Escolares Brasileiros que ocorrerão em novembro, no Paraná.

Segundo o professor Gérson Engster, "a tendência é que Rodrigo (Pessin) sinta um pouco a mudança de turma, pois competirá uma categoria acima da sua". Mesmo assim um bom resultado é esperado.

Apesar do mau tempo, Estadual de Atletismo está confirmado para este final de semana

Sogipa sedía o Estadual Adulto mais uma vez

Mesmo com a previsão de chuva para este fim de semana, o Estadual Adulto de Atletismo ocorrerá independente do clima. As equipes participantes já estão em Porto Alegre se preparando para a disputa. Serão disponibilizadas áreas cobertas para os atletas e torcedores na pista atlética do Estádio José Carlos Daudt, da Sogipa.


Ao todo, 300 atletas de 13 times do Estado, mais três convidadas de Santa Catarina, disputarão o troféu máximo do atletismo gaúcho. Nomes consagrados no cenário mundial como Fabiano Peçanha, Gisele Oliveira e Sabine Heitling, que estiveram no Mundial de Atletismo, em Berlim, também participarão do evento.


Serão disputadas 40 provas entre os naipes masculino e feminino. As provas acontecem das 8h às 18h nos dois dias de competição e a entrada é franca.

Disputam o título, Sogipa, de Porto Alegre, Ulbra e Sub-4, de Canoas, Unisc e Mauá, de Santa Cruz do Sul, UCS, de Caxias do Sul, Sinodal, de São Leopoldo, Decide, de Pelotas, Fundação Evangélica de Novo Hamburgo, Unicruz, de Cruz Alta, Ivoti, Teutônia e Ceat, de Lajeado.

O campeonato é disputado desde 1915, de forma ininterrupta. A Sogipa, que busca o bi-campeonato, tem 79 título e o Grêmio Portoalegrense venceu a competição 14 vezes.

Heptatlo: Sogipana Karine Farias já está nos EUA

A sogipana Karine Farias já está nos Estados Unidos e se apresenta amanhã na Universidade de Clemson, Carolina do Norte. Considerada uma das atletas gaúchas mais completas de todos os tempos e uma das melhores atletas que a Sogipa já produziu em sua história. Ela vai treinar, competir e estudar pela universidade norte-americana.

Karine Rambo Farias, 19 anos, já está nos Estados Unidos. A viagem iniciou na noite de segunda feira, no Aeroporto Salgado Filho, passando por Miami, Atlanta e chegando a Clemson, na Carolina do Norte hoje pela manhã.

A atleta sogipana, nas últimas temporadas, esteve entre as Top 10 do ranking mundial na prova do heptatlo ( categorias sub 18 e sub 20), segundo Site oficial da Federação Internacional, a IAAF. Karine foi campeã e recordista brasileira do Heptatlo sub 18 e campeã brasileira sub 20, e ainda vice campeã Sul americana Sub 23, além de ser a dona de todos os recordes estaduais de todas as categorias oficiais ( Sub 16, 18, 20, 23 e adulto). Ela acumula ainda a espetacular marca de 37 títulos de campeã estadual nas mais diversas categorias, além de várias conquistas em torneios e meetings nacionais e internacionais, na América do Sul, Centro América e Europa.
Karine vai se apresentar amanhã, sábado, na Universidade para treinar, competir e estudar nos Estados Unidos, por 4 a 5 anos. Pelo seu nível técnico ela recebeu "convites" das Universidades de Eugene em Oregon, Ucla na California, Carolina do Norte, Ohio, IOWA e Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, além, de Clemson. A escolha por Clemsom teve forte influência da atleta olímpica e laureada da Sogipa, Gisele Lima de Oliveira, que estudou durante quatro anos na mesma instituição e foi campeã nacional universitária na prova de salto triplo.
"Sou grata por tudo que a Sogipa me ajudou e pela ajuda da Gisele também ! Estou, muito feliz pois essa oportunidade é impar. Mas ao mesmo tempo triste pois estou na minha melhor forma física. Das sete provas que faço no Heptatlo, melhorei minha marca em quatro provas (100m com barreiras, Salto em altura, Salto em Distância e 200m rasos). Infelizmente terei que abdicar dos amigos para de alguma forma crescer longe de todos. Será um duro desafio que começa amanhã. Mas também é a realização de um sonho”dissea atleta por telefone.

Karine Farias disse que já combinou com seu treinador Arataca e pretende fazer como a Gisele ou seja seguir competindo pela Sogipa. "Não tenho porque sair( do clube) pois tenho a atenção e apoio de todos. Apenas vou eleger competições tipo estadual sub 23 e adulto, além do brasileiro Sub 23 e Troféu Brasil para voltar ao Brasil nesse período e competir", afirmou a atleta.

Arremessadora de Peso da Sogipa dá um tempo no esporte para cuidar do bebê

A atleta da Sogipa Sílvia Barbosa da Silva está afastada das das competições por um motivo bastante naturla para mulheres, mas , mesmo assim, insólito, quando se trata de alguém ainda, bastante jovem: maternidade. A arremessadora de peso, completou recém 19 anos, em 31 de julho. Um pouco antes disso nascia seu primeiro filho.

Ao lado de Karine Rambo Faria, Sílvia era uma das boas e poucas atletas de destaque nesta modalidade. Em 2007 ambas foram 1º e 2º colocadas na Copa Gaúcha de Atletismo. Karine arremessou 11m18cm, 25 cm a mais que Sílvia. Ano passado chegou a alcançar 11m217com, marca que lhe deu a terceira colocação em uma etapa em uma mesma etapa( a 4º) da mesma competição, então atrás de Anna Paula Magalhães Pereira, 21 anos, que arremesou 15m28cm e Josiane Bicca dos Santos, 23 anos, com 12m69com, sendo a primeira da Sogipa, a frente de Mirian Schwuschow, 27 anos , que arremesou 9m41com.

Pela idade, Sílvia Barbosa era uma das esperanças do arremesso de peso da Sogipa. A atleta também competia no lançamento de martelo tendo ficado em 2º lugar em 2007 no estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, na terceira etapa do Campeonato Brasileiro/Caixa de Menores. Na ocasião a vencedora foi a paraibana Andressa Oliveira de Morais, com a marca de 41,42 m. A sogipana lancou a distância de 38,59 m.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mais de 300 atletas participam do Estadual Adulto neste final de semana

Aproximadamente 300 atetas estarão competindo neste final de semana, sábado e dmingo, na pista atlética do estádio José Carlos Daudt, na Sogipa no Campeonato Estadual Adulto. Serão de 13 equipes do Rio Grande do Sul e ainda haverá a participação de três entidades convidadas de Santa Catarina. A entrada é franca e a competição desenvolve-se das 8 ás 17h.
Estarão disputando o título máximo do atletismo gaúcho, Sogipa, de Porto Alegre Ulbra e Sub-4 de Canoas, Unisc e Mauá de Santa Cruz do Sul, UCS de Caxias, Sinodal de São Leopoldo, Decide de Pelotas, Fundação Evangélica de Novo Hamburgo, Unicruz de Cruz Alta, Ivoti, Teotônia e Ceat de Lageado.


HISTÓRIA


O evento ocorre ininterruptamente desde 1915. A Sogipa com 79 títulos é a maior vencedora do Estadual. Seguem o Grêmio Portoalegrense com 14 títulos e a ULBRA com nove. No ano passado, quando ainda a Ulbra era competitiva, a Sogipa retornou a hegemonia do “esporte base” no Estado vencendo no feminino. A Ulbra foi a vencedora no masculino e na soma geral de pontos o título de 2008 coube á Sogipa.


HOMENGEM

A Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul, a FAERGS, é a responsável pela organização e promoção do evento, e vai homenagear os atletas gaúchos que estiveram presentes no Campeonato Mundial de atletismo de Berlim, mês passado. Sabine Heitling nos 3000m com obstáculos, Fabiano Peçanha que chegou até a semi final dos 800 metros rasos e a salto-triplista Gisele Lima de Oliveira que é a única atleta de toda história do atletismo gaúcho a chegar a uma final em campeonatos mundiais receberam homenagens da etidade.


SOGIPA


A Sogipa participa com equipe completa e entre seus destaques estão: Daniel Tomasi (Marcha Atlética) Derik Koubik e Raíssa Shubert (Vara), Josiane Bica (Disco e Peso), Jéssica Sausen e Gerimar Souza (Dardo) Ingrith Barbosa ( 3.000 m com Obstáculos), Heleno Garay Rodrigues ( triplo), Ioran Etchechury e Dalvane dos Santos (1.500, 5 .000 e 10 000 m) e Ana Carolina Nique de Souza ( 100 e 200 m).
” Estamos preparados e confiantes. A equipe vai para a briga do título“ afirma o diretor do Departamento de Atletismo da Sogipa Elmar Selig. A única ausência será da atleta Karine Rambo Farias, recordista gaúcha do heptatlo e que já acumula mais de 10 títulos estaduais adultos. Ela está nos Estados Unidos, treinando e estudando. Na edição do ano passado a atleta foi eleita o grande destaque do evento vencendo 11 provas : Heptatlo ( nas 7 provas) ,mais 100m com barreiras, distância e 4x100 e revezamento 4x400m.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Atletismo do Colégio Pastor Dohms é vice-campeão Pré-mirim no Torneio Estudantil



A equipe de Atletismo do Colégio Pastor Dohms sagrou-se vice-campeã do 9º Torneio Estudantil Paquetá Adidas”. O aluno Felipe Hickmann fez sua melhor marca no salto em altura (1,90m) e foi eleito pela comissão de treinadores como destaque do evento.

Felipe Mathias Weber Hickmann, 16 anos, é aluno do 3ª ano do Ensino Médio e foi escolhido pela comissão formada por treinadores presentes no evento.

A escola teve ainda outros bons resultados:
-Ana Vitória da Luz Frasca - Medalha de prata no Rev 4x60m; 4º Lugar nos 600m rasos.
-Thaís Lindemayer - Medalha de prata no Rev 4x60m; 5º Lugar nos 600m rasos.
-Évelyn Tirano Padilha - Medalha de ouro no Salto em altura; Medalha de bronze no salto em distância e Medalha de prata no Rev 4x60m.
-Bianca Correa Brum - Medalha de prata no Salto em altura; Medalha de bronze no Rev 4x60m.
-Samory Uiki Bandeira Fraga - Medalha de Ouro no Salto em altura; Medalha de prata no Salto em distância e 4º Lugar no Revezamento Medley ( 100m+200m+300m+400m).
-Allison Silveira Moni Pereira - Medalha de bronze no Salto em distância ; Medalha de Bronze nos 60m rasos e 4º Lugar no Revezamento Medley ( 100m+200m+300m+400m);
-Alexandre Correa - 4º Lugar no lançamento da Pelota.
-Renata Merricks - 4º Lugar no Salto em Distância.
-Simone Cristine Kirschke - Medalha de ouro no Salto em Distância.
-Guilherme Bec da Silva - 4º Lugar nos 400m rasos e 4º Lugar no Revezamento Medley (100m+200m+300m+400m).
-Felipe Mathias Weber Hickmann - Medalha de ouro no Salto em Altura e 4º Lugar no Revezamento Medley ( 100m+200m+300m+400m).
-Alice Lindemayer - 13º Lugar nos 600m rasos e 11º lugar no lançamento da Pelota.
-Érika Colisse Machado - 14º Lugar nos 600m rasos e 11º lugar no lançamento da Pelota.

CAMPEONATO ESTADUAL CAIXA DE ATLETISMO É NESTE FIM DE SEMANA





Ocorre neste final de semana, sábado e domingo, o Campeonato Gaúcho de Atletismo, categoria Adulto. A disputa acontecerá entre 8 e 18h na pista da Sogipa, Porto Alegre, no estádio José Carlos Daudt.


Na ocasião do Estadual, os atletas gaúchos que estiveram no último mundial, em Berlim, Gisele de Oliveira (salto triplo) e Fabiano Peçanha- FOTO- ( 800m) serão homenageados. Além destes, Sabine Haitling, que também competiu ( 3.000 m com obstáculos) estará participando das provas.

Sogipano Felipe Hickmann, 16 anos,é destaque no salto em altura do Estudantil

A Federação Atlética do Rio Grande do Sul divulgou ontem os resultado da 9ª Edição do Estudantil. A competição, em parceria com a Paquetá e Adidas é o mais importante e tradicional evento estudantil do Rio Grande do Sul, tendo chegado nessa temporada em sua 9ª Edição.O evento reuniu um total de mais de 80 entidades educacionais e mais de 1000 estudantes de escolas públicas e privadas. A modalidade do atletismo, que foi realizada no último domingo, na pista atlética da Sogipa, teve como destaque, eleito por uma comissão especial, formada pot treinadores e professores presentes no evento, o sogipano Felipe Mathias Weber Hickmann, de apenas 16 anos, estudante do Colégio Pastor Dohms.Felipe Hickmann foi o vencedor da prova de salto em altura, com a espetacular marca de 1,90m ( para sua faixa etária) estabelecendo um novo recorde do torneio, além de ter superado sua melhor marca. O atleta será agraciado com um belo troféu pela Paquetá e presentes da Adidas.


SOGIPANOS VENCEDORES


Outros atletas sogipanos também obtiveram o 1º lugar:
Saionara Pavanatto: Arremesso de Peso - Sub 18
Simone Kirschke: Salto em Distância - Sub 18
Samory Iuki: Salto em Altura - Sub 16
Évelyn Tirano: Salto altura - Sub 16
Ioran Etchechuri: 1500 m rasos - Sub 18

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CBAt convoca duas atletas da Sogipa para o Sul americano 2010




  • A Confederação Brasileira de Atletismo anunciou que a Sogipa terá duas atletas na delegação brasileira que disputará os próximos jogos Sul-americanos. São elas Raíssa Charkansky Schubert, 19 anos,(NA FOTO) na prova de salto com vara e Ingrith Nascimento Barbosa, 20 anos, na prova dos 3000m com obstáculos. Ambas estarão estreando em seleções convocadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Raíssa, já foi campeã brasileira sub 23, sub 20 e sub 18 e Ingrith, campeã brasileira Sub 23 e vice sub 20 anos.
    O Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, confirmou a realização do maior e mais importante evento poliesportivo do no continente Sul americano de 20 a 26 de março de 2010 na cidade de Medelim, Colômbia. A competição tem a previsão de reunir mais de 4 mil compeidores e a delegação brasileira deverá ser constituída por cerca de 250 atletas.

    MOMENTO

    Ingrid Barbosa passa por uma ótima fase e recentemente ganhou as provas de corrida de rua de Aniversário da Sogipa, Estações Adidas e Track e Field entre outras ótimas vitórias na distância de cinco Kilômetros. Já Raíssa Schubert bateu o recorde estadual da prova da vara nas categorias juvenil (Sub 20) e Sub 23 ao saltar recentemente 3,90 metros. As atletas serão observadas para que demonstrem a continuação do rendimento, pelo Conselho técnico da CBAt.

ALÉM DA SOGIPA, PUC, CETE E UFRGS TAMBÉM RECEBERÃO PROVAS DO MUNDIAL MASTER 2013




Além das pistas da Sogipa, o Mundial Master de 2013, a ser disputado em Porto Alegre , também terá provas na Puc, Cete e Ufrgs. A World Master Athletics (WMA) confirmou a capital gaúcha como sede da competição após Assembléia Geral realizada na cidade de Lahti, na Finlândia, onde aconteceu a edição da competição desde ano. Porto Alegre foi aprovada por aclamação pelos 123 países delegados que representam 155 países associados. Mais de 3 mil atletas são esperados e por isso também haverá a necessidade da utilização das pistas da Puc, Cete e Ufrgs. O Campeonato Mundial Master ( World Master Athletics Championships Stadia) é promovido desde 1991, em cidades de diferentes países. A edição de 2013, ocorrerá pela primeira vez em um país da América do Sul. O evento é dirigido a atletas com idade mais de 37 anos, e acontece a cada dois anos. Estão sendo esperados mais de 140 países em 2013 e a Associação Brasileira de Atletismo Master, que será a grande responsável pelo evento é presidida por um gaúcho Francisco Hypólito.